Cantus Firmus

"Música Medieval e Renascentista"

Cantus Firmus no programa Sesc Sonoro – Paraná

Agenda 09 dez 21 0

 

Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista estará no Sesc Ponta Grossa no dia 10 de dezembro e no Sesc da Esquina, em Curitiba, no dia 11 de dezembro.
No repertório o concerto ‘Canções da Renascença Francesa’.
Uma seleção de chansons do século 16, a quatro vozes com acompanhamento de alaúde!
Mais informações no site do programa Sesc Sonoro Paraná!

As Lamentações de Jeremias – Live You Tube

Agenda 31 ago 21 0

O grupo Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista apresenta a obra vocal a 5 vozes ‘As Lamentações de Jeremias’ do compositor inglês William Byrd (1543-1623) em duas lives a serem realizadas no You Tube no mês de maio (link do canal na bio!).

Além desta obra, o grupo apresentará uma série de composições sacras da Idade Média e do Renascimento.

O grupo Cantus Firmus foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis, Santa Catarina, em 2003. Hoje, é formado por 5 cantores e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista. Tem como sede de ensaio e produção a Camarim – Escola de Arte, localizada no bairro Estreito (hoje conhecido também por ser um local de apresentações: o Teatro Camarim).

Além da base vocal, o grupo também trabalha com cópias de instrumentos utilizados na época (um alaúde Pré-Barroco de 1644 e flautas Ganassi de 1550). O estudo da sonoridade, das articulações e da retórica do discurso musical de cada composição procura valorizar aspectos genuínos da escrita antiga.

Os concertos do grupo são sempre didáticos, apresentando para o espectador não somente o contexto das composições, mas também o significado das letras e curiosidades sobre cada obra.

 

LINK DA LIVE:  As Lamentações de Jeremias – Cantus Firmus – YouTube

 

Cantus Firmus:

Jefferson Bittencourt – Contratenor

Eduardo Serafin – Tenor

Gustavo Fernandes – Tenor

Cristian Gonçalves – Barítono

Leonardo Rankel – Baixo (cantor convidado)

 

Heitor Daguer – Órgão (instrumentista convidado)

 

Direção: Jefferson Bittencourt

 

A transmissão será feita pelo Estúdio Móvel com operação de Marcilênio Arruda.

 

 

Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2019

 

 

 

Cantus Firmus se apresenta na Catedral

Agenda 02 jan 20 0

A apresentação aconteceu no dia 13 de dezembro de 2019 dentro da Mostra de Corais de Natal – Catedral Metropolitana de Florianópolis!

Cantus Firmus se apresenta em Tijucas!

Agenda 02 jan 20 0

Música Sacra da Idade Média e do Renascimento.

Concerto dia 9 de dezembro de 2019 transmitido ao vivo pelo Facebook.

https://www.facebook.com/watchparty/829473580840006/?entry_source=FEED

 

Cantus Firmus no Aniversário da UFSC!

Agenda 02 jan 20 0

Cantus Firmus apresentou o concerto ‘Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas’ no Aniversário da Universidade Federal de Santa Catarina.

A apresentação foi realizada no dia 18 de dezembro de 2019!

 

Detalhes no link abaixo!

 

https://noticias.ufsc.br/2019/12/ufsc-59-anos-aniversario-da-universidade-celebra-fortalezas-e-tem-apresentacao-de-musica-renascentista/?fbclid=IwAR3FoTDLvmyAtAM0mMiooHBqfoDBUD7zKt8KRcFT5TrUf9U1yQ6KE2RpkqM

 

 

 

CONCERTO DE NATAL – Cantus Firmus & Polyphonia Khoros

Agenda 11 dez 18 0

 

– CONCERTO DE NATAL –

da Idade Média ao Barroco

 

Com Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista

&

Polyphonia Khoros

 

No dia 19 de dezembro de 2018, será apresentado em Florianópolis o Concerto de Natal – Da Idade Média ao Barroco, com a presença de dois dos mais represantivos grupos vocais do Estado: o grupo vocal Cantus Firmus e o côro Polyphonia Khoros.

O repertório abrangerá desde obras sacras medievais até motetos escritos a oito vozes, do período barroco. São quatrocentos anos de música (de 1250 a 1650), representados neste concerto por obras de grande compositores tanto medievais quanto renascentistas, assim como mestres do período barroco como J. S. Bach. Todas as peças foram escolhidas com cuidado, e trazem em seus textos reflexões e odes ao nascimento de Cristo e à celebração do Natal.

A primeira parte do concerto ficará à cargo do grupo Cantus Firmus: o repertório abrange desde os cantos de procissão às peças polifônicas da Renascença, realizando uma viagem no tempo dos séculos 13 ao começo do 16.

O Cantus Firmus foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis, Santa Catarina, em 2003.  Hoje, é formado por cinco cantores e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal dos períodos medieval e renascentista na Europa. O Cantus Firmus é formado pelos cantores Eduardo Serafin, Fernando De Carli, Jefferson Bittencourt, Marcelo Aguiar e Francis Persich. Além do trabalho vocal, o grupo se apresenta com instrumentos de percussão, flautas renascentistas e o acompanhamento de um alaúde pré-barroco (cópia de um instrumento original de 1630).

A seleção desta primeira parte inclui desde músicas festivas como Cuncti Simus Concanentes (Libre Vermell de Montserrat)anônimo séc. XIV passando por Alle Psalite cum Luya – Anônimo (Séc XIII) e canções de procissão como a conhecida Polorum Regina – Anônimo – séc. XIV.

Já a segunda parte do concerto fica a cargo do Polyphonia Khoros, sob a regência do maestro Per Ekedahl.

Serão apresentadas obras a partir da segunda metade do século 16 e também obras vocais sacras do século 17, isto é, obras do Renascimento tardio e obras do período Barroco. As peças, apresentadas a capella, apresentam a riqueza da escrita polifônica do período renascentista, assim como a maestria dos compositores em arranjar melodias natalinas conhecidas e tradicionais. Assim teremos desde a alegria de Dixit Maria – de Hans Leo Haßler (1564-1612), passando pela música imponente do compositor alemão Heinrich Schütz (1585–1672), até chegarmos aos corais de Johann Sebastian Bach (1685-1750), com sua harmonia singular, que marcará a transição da música modal para a música tonal.

Atualmente com 25 cantores, o Polyphonia Khoros, foi fundado em 2000 e desde lá se tornou uma referência na música erudita vocal de Santa Catarina, realizando obras tanto a capella, quanto com orquestra, assim como a participação em óperas e também em festivais de música do país.

Hoje ele possui dois regentes (Mércia Mafra Ferreira e o maestro Per Ekedahl) que se revezam para dar conta de toda abrangência do seu repertório: da música antiga à contemporânea, da ópera à música brasileira, do concerto sacro ao profano.

O Concerto de Natal têm como objetivo apresentar a música de períodos ricos na escrita vocal, cuja sonoridade agrada tanto ao leigo quanto ao ouvinte especializado, pelo requinte, leveza e profundidade da escrita e do talento de grandes compositores, nestes quatrocentos anos de música apresentados: da Idade Média ao Barroco.

SERVIÇO:


Título: Concerto de Natal – da Idade Média ao Barroco

 

Com

Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista

&

Polyphonia Khoros

 

Dia: 19 de dezembro – quarta-feira

Hora: 20:30h

Ingressos: R$40 e R$20 (meia) – Adquiridos a partir de 1 hora antes do concerto no local

Local: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz

Rua Padre Schader, 01 – Agronômica

(local com estacionamento próprio)

 

 

Informações: www.polyphonia.org.br

                         www.cantusfirmus.art.br

 

48 3234-8677/99176-3498 (produção)

48 3228-0643/ 99141-4561 (Instituto Polyphonia)

48 99901 9366 (Cantus Firmus)