As Lamentações de Jeremias – Live You Tube

Event

Details

O grupo Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista apresenta a obra vocal a 5 vozes ‘As Lamentações de Jeremias’ do compositor inglês William Byrd (1543-1623) em duas lives a serem realizadas no You Tube no mês de maio (link do canal na bio!).

Além desta obra, o grupo apresentará uma série de composições sacras da Idade Média e do Renascimento.

O grupo Cantus Firmus foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis, Santa Catarina, em 2003. Hoje, é formado por 5 cantores e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista. Tem como sede de ensaio e produção a Camarim – Escola de Arte, localizada no bairro Estreito (hoje conhecido também por ser um local de apresentações: o Teatro Camarim).

Além da base vocal, o grupo também trabalha com cópias de instrumentos utilizados na época (um alaúde Pré-Barroco de 1644 e flautas Ganassi de 1550). O estudo da sonoridade, das articulações e da retórica do discurso musical de cada composição procura valorizar aspectos genuínos da escrita antiga.

Os concertos do grupo são sempre didáticos, apresentando para o espectador não somente o contexto das composições, mas também o significado das letras e curiosidades sobre cada obra.

 

LINK DA LIVE:  As Lamentações de Jeremias – Cantus Firmus – YouTube

 

Cantus Firmus:

Jefferson Bittencourt – Contratenor

Eduardo Serafin – Tenor

Gustavo Fernandes – Tenor

Cristian Gonçalves – Barítono

Leonardo Rankel – Baixo (cantor convidado)

 

Heitor Daguer – Órgão (instrumentista convidado)

 

Direção: Jefferson Bittencourt

 

A transmissão será feita pelo Estúdio Móvel com operação de Marcilênio Arruda.

 

 

Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2019

 

 

 

Tags